Realizada anualmente, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios chega esse ano a sua XV edição, idealizada pela Confederação Nacional de Municípios, nos dias 14 à 17 de Maio, Prefeitos, Vice-Prefeitos, e demais autoridades de todos os municípios brasileira irão se reunir em Brasília para discutir tema: O Poder Local na Construção de uma Nova Realidade. Representando Riacho da Cruz, o Prefeito Municipal Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, juntamente com o Vice-Prefeito, e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores estão na Capital Federal.
A vasta programação de atividades pode ser acompanhada no site da Marcha ( http://www.marcha.cnm.org.br/ ).
Veja na integra nota enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz:
Marcos Aurélio participa da XV Macha em defesa dos Municípios.
O prefeito Marcos Aurélio, está em Brasília, participando de hoje, 15, até quinta-feira, 17, da XV da Marcha a Brasília em Defesa Dos Municípios, evento municipalista nacional que visa discutir os problemas, as dificuldades e as limitações pelas quais passam a maioria absoluta das prefeituras do país.
Com o tema “O Poder Local na construção de uma nova realidade”, a XV Marcha propõe mostrar ao governo federal, ao Congresso Nacional e a toda sociedade o desequilíbrio das relações federativas e a centralização de recursos na esfera federal, visto que o governo aumenta as demandas dos municípios, criando programas, transferindo responsabilidades, mas não define fontes de financiamentos para que os municípios possam gerir tais programas.
| Prefeito Marcos Aurélio participa da XV Macha dos Municípios |
Para Marcos Aurélio, que também é presidente da Associação dos Municípios do Auto Oeste Potiguar – AMORN, a expectativa é de que nesses dias de Macha os debates possam produzir resultados concretos em prol dos municípios. “Hoje a carga de obrigações imposta pelo governo federal aos municípios inviabiliza as administrações que são a porta de entrada das demandas da população. Por isso assuntos como a descentralização dos recursos para o investimento nos municípios, o sub-financiamento da educação, a falta de aporte necessário para manutenção dos programas na área da saúde, a liberação de recursos de emendas que estão travadas, e, principalmente, o debate sobre a redistribuição os royalties são vários os assuntos que merecem destaque nestes dias de Macha, por irem ao encontro das necessidades dos municípios”, destaca o prefeito.
Em sua passagem pela Capital Federal, Marcos Aurélio ainda visitará parlamentares potiguares e ministérios onde procurará agilizar a liberação de convênios que estão parados para que as obras do município sejam efetivadas até o prazo limite estabelecido pela lei eleitoral para o início de obras em ano eleitoral.
Acompanham Marcos Aurélio à Capital Federal o vice-prefeito de Valdeni de Oliveira o presidente da Câmara Uberlane de Sá.

Nenhum comentário:
Postar um comentário