quarta-feira, 16 de maio de 2012

Adolescente é um bicho diferente


          Amigos, hoje coloco mais um texto feito por um estudante de nosso município (o mesmo autor do texto Ah Minha Riacho da Cruz), pois bem, o autor desse e do outro texto é Allan Davi Amorim Paiva, estudante do curso de Psicologia na FACEX, a partir de agora o mesmo terá um espaço para publicar seus artigos, textos e pensamentos, da mesma maneira que deixo o espaço aberto para qualquer outra pessoa, basta enviar para o e-mail: riachodeverdade@gmail.com . Veja agora o texto sobre adolescentes.

         Boa Tade! Este é mais um espaço criado neste blog informativo, que visa neste âmbito criar pontes entre as dúvidas dos leitores e o esclarecimento autossuficiente de tais questionamentos. Neste primeiro momento, vamos dirigir o foco á nossa juventude, vamos falar um pouco sobre sexualidade.
A sexualidade é um ponto importante na vida de todo e qualquer indivíduo da sociedade. Ela está claramente manifestada em primeira instancia na puberdade. A adolescência pode ser concebida em níveis de determinação segundo a idade do sujeito, variando dos 10 aos 18 anos, segundo a concepção teórica escolhida (OMS ou ECA). Na prática, a adolescência é um momento de profunda transição entre todas as esferas da vida do jovem, que determina também a orientação sexual deste sujeito.
A orientação sexual vai variar de acordo com as experiências vivenciadas pelo sujeito na sua infância. Segundo Freud, as experiências sexuais infantis dão o sentido das escolhas desse sujeito. Ele atribui claramente á relação Edípica, que é a relação da mãe com o bebê em períodos do desenvolvimento da criança.
A sexualidade está expressa principalmente na curiosidade do sujeito, quando este, passa a conhecer seu corpo através do aparecimento dos pêlos, crescimento voluptuoso de alguns órgãos genitais, aparecimento dos seios nas meninas, e etc. Devido a estas transições, o jovem muda o seu comportamento, e começa a questionar também sobre a sua existência. É importante que haja um cuidado por parte da família, que é a primeira instituição em que o sujeito aprende que a sexualidade deve ser cuidada desde cedo. A educação sexual que os pais fornecem aos filhos é de fundamental importância, mesmo sabendo que as relações sociais como as rodas de amigos, grupos de colegas, influenciam muito mais as decisões conscientes desses jovens do que qualquer conselho parental. Mas, a orientação sobre os meios anticonceptivos, os cuidados com o corpo, a higiene, todos são pontos que podem ser abordados sutilmente dia após dia dentro do seio família desse sujeito. 
         Porquanto, mediante tais explicações, o esclarecimento de dúvidas é oportuno, e estaremos à disposição para responder os seus questionamentos, desde que pertinentes.
(Allan Davi Amorim Paiva)

Um comentário:

  1. Parabéns a Allan seu texto está uma excelente realidade. Continue com esse entendimento. Bjs de sua admiradora.Ah, te amo...

    ResponderExcluir