sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inscrições para os Cursos FIC do PRONATEC apresentam grande procura em Riacho da Cruz-RN

         Nesta Quarta-Feira, 23/05, tiveram início as inscrições para os Cursos FIC - Formação Inicial e Continuada, ofertados pelo Campus do IFRN de Pau dos Ferros pelo PRONATEC. Em Riacho da Cruz-RN a procura pelos cursos foi bastante intensa, mesmo com a oferta de poucos cursos nesta primeira etapa da oferta cerca de 121 pessoas se inscreveram para os cursos de Agente Comunitário de Saúde (38 inscritos); Apicultor (01 inscrito); Auxiliar de Recursos Humanos (17 inscritos); Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (13 inscritos); Recreador (24 inscritos); Montagem e Manutenção de Computadores (23 inscritos) e Operador de Computador (05 inscritos).
        Os cursos ofertados foram organizados em turmas de 25 alunos, sendo que os demais inscritos comporão um cadastro de reserva para uma possível Segunda Chamada. Esta foi a primeira de muitas etapas do PRONATEC em nosso município e também a etapa inicial de muitas das que ainda serão ofertadas pelo Campus do IFRN de Pau dos Ferros-RN. Os alunos selecionado farão a matrícula em junho e iniciarão os estudos entre Julho e Agosto deste ano, dispondo de material escolar, fardamento e auxílio alimentação-transporte. A tendência é que os principais beneficiados pelas vagas sejam pessoas do Cadastro Únicos dos Programas Sociais, Estudantes, Trabalhadores e Jovens em cumprimento de Medida Sócio Educativa.
            Nesta etapa inicial, 16 municípios da região oeste do estado estavam aptos a inscrever e concorrer as vagas, neste sentido as inscrições foram realizadas ao mesmo tempo e o cadastramento dos interessados por meio do SISTEC - Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica foi feito com base na ordem de inserção dos dados no sistema.
          Os interessados a participarem destes ou novos cursos que vierem a surgir devem ficar atentos às ofertas que sempre estão expostas no site da instituição  http://portal.ifrn.edu.br/ , ou ainda, procurar os Gestores/Colaboradores do PRONATEC no município de Riacho da Cruz, Ercília Guedes e Lázaro Melo.
              Boa Sorte aos inscritos, a Lista como nome de Todos os Pré-Matriculados por ser consultada no Mural de Avisos do CRAS "Casa das famílias" de Segunda a Sexta-Feira!!!

II Encontro Estadual dos Coordenadores do Bolsa Família

Durante a quinta-feira (dia 24/05) os Coordenadores Municipais, Digitadores, e Gestores do Programa Bolsa Família, de todos os municípios do estado, se reuniram no Auditório do CEMURE, na Capital Potiguar. O Encontro foi uma parceria do Governo do Estado, da SETHAS, do BNB. A oportunidade serviu para lançar a proposta de microcrédito para os beneficiários do Bolsa Família que se enquadram nos critérios, tanto do AGROAMIGO como também do CREDIAMIGO.
A solenidade de abertura foi marcada pela apresentação cultural do Quarteto da Casa Talento, e pelas falas do Superintendente do BNB, José Maria Villar, do Representante do MDS, o Assessor da Diretoria de Programas/SESEP/MDS, Marcelo Sousa, e do Secretário da SETHAS, Luiz Eduardo Carneiro Costa. Logo após a abertura, a Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Rosângela Silva de Medeiros seguiu as apresentações.
No final da Manhã foi dado testemunho de duas beneficiarias que fizeram essa linha de microcrédito, uma de São Gonçalo do Amarante, outra de Macaíba. As duas se mostraram satisfeitas com o AGROAMIGO e o CREDIAMIGO, no depoimento, as donas de casa falaram que pretendem um dia deixar o Bolsa Família, assim que aprenderem a "andar com as próprias pernas".
O entendimento sobre a importância do Micro-crédito Urbano e Rural para a inclusão produtiva e o empreendedorismo dos beneficiários do Programa Bolsa Família será mostrado em cada município, os representantes do BNB estão em negociação para a organização de algumas palestras e conversas com os beneficiários.
veja fotos do evento:









quarta-feira, 23 de maio de 2012

Riacho da Cruz participará do II Encontro Estadual dos Coordenadores do PBF

Acontecerá durante todo o dia 24, no Auditório da CEMURE (Centro de Referência em Educação Aluízio Alves), na Cidade de Natal-RN, o II Encontro Estadual de Coordenadores do Programa Bolsa Família. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - SETHAS com o Banco do Nordeste do Brasil - BNB. Um dos objetivos do encontro é possibilitar o entendimento sobre a importância do Microcrédito Urbano e Rural para a inclusão produtiva e o empreendedorismo dos beneficiários do Programa Bolsa Família. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Fotos da Reunião do PRONATEC

Segue a baixo fotos da reunião sobre o PRONATEC realizada no Auditório do Campus da IFRN  em Pau dos Ferros.





Fotos: Professor José Lázaro Inácio de Melo

Chuva em Riacho da Cruz

Noticia animadora para os agricultores de Riacho da Cruz, uma chuva "que fez correr água na goteira", cai agora em nossa cidade. Apesar de em pequena quantidade, ameniza o calor e da esperanças (que foram quase desenganadas) para os pequenos agricultores de nosso Município. Assim que tiver mais novidades posto.

Riacho da Cruz na Reunião do PRONATEC


A manhã de hoje, 22/05, foi marcada pela reunião para Levantamento de Demanda dos municípios que recentemente aderiram ao PRONATEC na região oeste do estado. O Campus do IFRN de Pau dos Ferros ofertará 12 Cursos, entretanto inicialmente serão ofertados 06 cursos na Modalidade de Formação Inicial e Continuada - FIC. Os cursos ofertados serão: 
  • Agente Comunitário de Saúde (400 h) Turno: Vespertino; 
  • Apicultor (160 h) Vespertino; 
  • Auxiliar de Recursos Humanos (160 h) Vespertino; 
  • Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (300 h) Vespertino; 
  • Recreador (160 h) Noturno e o de; 
  • Montagem e Manutenção de Computadores (240 h) Vespertino. 
Ambos os cursos tem data prevista para o início de Julho.

Durante a Reunião, o Pró-Reitor de Extensão, Professor Wyllys Abel Farkatt, ressaltou os objetivos e a importância dos cursos do PRONATEC para a região impulsionando a qualificação de trabalhadores para o mercado de trabalho na região. Já o Coordenador Geral do PONATEC no âmbito da IFRN, o Professor Otávio Augusto Tavares, salientou que é primordial o acompanhamento dos municípios durante o desenvolvimento dos cursos. Neste sentido, o Coordenador do PRONATEC no IFRN Campus Pau dos Ferros, O Coordenador Adjunto Erasmo, ressaltou a importância dos Gestores do Pronatec estarem atentos as informações e constantemente estabelecendo acesso ao SISTEC para a Matrícula dos alunos nos cursos.
A iniciativa é bastante inovadora, e Riacho da Cruz se destaca dentre os municípios circunvizinhos, ofertando esta modalidade de curso técnico há muitos trabalhadores do nosso município. Os cursos ofertados são voltados prioritariamente a jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, ou seja, que sejam beneficiários dos programas federais de transferência de renda, assim como trabalhadores que estejam recebendo o seguro desemprego, ou trabalhadores e estudantes de nível médio ou da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
Para os Gestores/Colaboradores do PRONATEC no município Ercília Guedes e Lázaro Melo o programa é muito importante para que grande parte dos jovens do nosso município possam construir seu futuro profissional e o melhor em uma instituição de Referência e Renome em todo o território nacional. São ações como esta que mostram o quanto os gestores públicos municipais estão empenhados em oportunizar o crescimento dos nossos cidadãos dentro do próprio município, oferecendo a possibilidade de capacitação profissional em áreas que venham a suprir as demanda da nossa região.
Breve postaremos fotos do evento.

Fonte: Professor José Lazaro Inácio de Melo

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Decreto de Situação de Emergência

Segue abaixo decreto do Prefeito declarando situação de emergência no Município de Riacho da Cruz.



DECRETO Nº 286/2012                                          Riacho da Cruz / RN, 18 de maio de 2012.

Declara em situação anormal, caracterizada como Situação de Emergência a área do Município de Riacho da Cruz / RN, afetada por Secas.

          Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, Prefeito Municipal de Riacho da Cruz/RN, no uso das atribuições legais conferidas pelo Artigo 55, da Lei Orgânica do Município, pelo Art. 7 do Decreto Federal no 7.257, de 04 de agosto de 2010, pela Lei Estadual nº 10.925, de 22 de setembro de 1998, pelo Decreto Estadual nº 3.924, de 11 de janeiro de 2006 e pela Resolução no 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil.

CONSIDERANDO QUE:
- a baixa precipitação pluviométrica no ano em curso, de forma irregular e com presença de veranicos, provocou o comprometimento do armazenamento de água nos principais mananciais e reservatórios, reduzindo a vazão dos poços, gerando a falta de água para o gasto, consumo animal e principalmente o consumo da população rural e urbana, bem como a frustração de 70% da safra agrícola das culturas de subsistência do milho e feijão, e perda quase total da pastagem nativa, afetando a principal atividade produtiva municipal;

- o pequeno homem do campo depende unicamente para o seu sustento da produção destas cultivares agrícola, o que agrava o grau de vulnerabilidade do cenário e da população frente ao desastre;

- como consequência desta Estiagem além dos transtornos para o abastecimento d'água atingindo todas as áreas da zona rural e urbana do município, também resultaram em prejuízos econômicos e sociais constantes no Formulário de Avaliação de Danos - AVADAN, em anexo a este Decreto;

- concorreram como critérios agravantes da situação de anormalidade: Presença de fenômeno meteorológico que inibe a formação e precipitação de nuvens, bem como a deficiência de mananciais, reservatórios e poços tubulares para condicionar melhor armazenamento d’ água no Município;

- a situação de Estiagem, é um evento natural, de evolução gradual e que as medidas emergenciais de amparo à população atingida são de competência dos órgãos governamentais.

DECRETA:

Art. 1o Fica declarada a existência de situação anormal provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência.

Parágrafo único.  Esta situação de anormalidade é válida apenas para as áreas deste Município, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Avaliação de Danos e pelo Croqui da Área Afetada, anexos a este Decreto.

Art. 2o Confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real desse desastre.

Art. 3o Autoriza-se a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta aos desastres, e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Parágrafo único.  Essas atividades serão coordenadas pela Secretaria Executiva da COMPDEC.

Art. 4o De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5o da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, autoriza-se as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsável pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente:
I - penetrar nas casas, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação das mesmas;
II - usar da propriedade, inclusive particular, em circunstâncias que possam provocar danos ou prejuízos ou comprometer a segurança de pessoas, instalações, serviços e outros bens públicos ou particulares, assegurando-se ao proprietário indenização ulterior, caso o uso da propriedade provoque danos à mesma.

Parágrafo único.  Será responsabilizado o agente da defesa civil ou a autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.

Art. 5o De acordo com o estabelecido no artigo 5o do  Decreto-lei no 3.365, de 21 de junho de 1941, autoriza-se que se dê início a processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastres.

§ 1o - No processo de desapropriação, deverão ser consideradas a depreciação e a desvalorização que ocorrem em propriedades localizadas em áreas inseguras.

§ 2o - Sempre que possível, essas propriedades serão trocadas por outras situadas em áreas seguras, e o processo de desmontagem das edificações e de reconstrução das mesmas, em locais seguros, será apoiado pela comunidade.

Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo viger por um prazo de 90 (noventa) dias.

Parágrafo único.  O prazo de vigência deste Decreto pode ser prorrogado até completar um máximo de 180 dias.

PUBLIQUE-SE CUMPRA-SE


Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz - RN, 18 de Maio de 2012.



Marcos Aurélio de Paiva Rêgo
Prefeito Municipal

domingo, 20 de maio de 2012

Riacho da Cruz adere ao PRONATEC

Riacho da Cruz foi o 5º município da região alto-oeste do estado a aderir ao PRONATEC, dos apenas 16 municípios que até agora efetivaram a adesão, isso mostra a preocupação dos dirigentes municipais em proporcionar mecanismos de profissionalização para os cidadãos da comunidade local. Os cursos ofertados pelo PRONATEC serão desenvolvidos pelo IFRN com o total apoio dos municípios. Em Riacho da Cruz, A Prefeitura Municipal juntamente com as Secretaria de Assistência Social e Educação priorizarão o acesso aos cursos para os jovens beneficiados com os Programas de Transferência de Renda do Governo Federal, o que é uma iniciativa bastante louvável que mostra como a administração local está "ensinando a pescar" ao invés de simplesmente "dar o peixe", ou seja, por meio dos cursos profissionalizantes muitos jovens vão aprender e construir saberes adentrando no mercado de trabalho com um profissão, garantindo assim sua própria renda no futuro.
A SMEC estará disponibilizando um Técnico, assim como a Secretaria da Assistência Social, estes que serão os gestores do PRONATEC no município, cadastrando os beneficiários com o perfil dos cursos ofertados, acompanhando os processos de seleção pelo IFRN e monitorando todo o processo no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC.
O município de Riacho da Cruz mais uma vez se destaca no cenário estadual implementando ações concretas por meio de Políticas Públicas inovadoras, capazes de garantir um futuro melhor para muitos cidadãos riachocruzenses.
E nesse dia 22/05, Prefeitos e outros representantes dos Municipios que adediram ao programa estarão participando de uma reunião no Campus da IFRN em Pau dos Ferros com o Pró-Reitor de Extensão, Professor Wyllys Abel Farkatt e com o Coordenador Geral do PONATEC no âmbito da IFRN, o Professor Otávio Augusto Tavares
Até o dia 17/05/2012 os municípios de nossa região que aderiram ao programa são os seguintes:

1- Pilões
2- Marcelino Vieira
3- Francisco Dantas
4- Severiano Melo
5- Riacho da Cruz
6- Umarizal
7- Riacho de Santana
8- Alexandria
9- Portalegre
10- Frutuoso Gomes
11- Tenente Ananias
12- Pau dos Ferros
13- Olho D'água do Borges
14- Major Sales
15- Água Nova
16- Almino Afonso

Fonte:Professor José Lazaro Inácio de Melo.

Novenário de Maio

     E segue a programação das novenas de Maio, cada dia com mais participação popular. Veja quem homenageia Maria essa semana:


20/05 - Pastoral do Dizimo, Pastoral da Liturgia;
21/05 - Pastoral do Idoso e Doentes;
22/05 - Apostolado da Oração, Apostolado da Mãe Rainha, e Ministras da Eucaristia;
23/05 - Comunidades Rurais;
24/05 - Bairros Acampamento I e II, e Conjunto Geraldo Gurgel de Amorim;
25/05 - Artistas da Terra, Motoristas, Motoqueiros e Ciclistas;


     As Novenas são realizadas na Capela do Sagrado Coração de Jesus, a partir das 19hs.