sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nota do Ministério Público a respeito das festividades juninas

O Ministério Público do Rio Grande do Norte publicou hoje uma nota onde recomenda aos municípios que decretaram estado de emergência para não realizarem as tradicionais festas juninas. Veja a matéria que foi publicada no site: 

“A estiagem na área rural dos municípios do RN é caracterizada como gradual e de evolução crônica, de nível III, de grande porte e grande intensidade, onde os danos causados são importantes e os prejuízos vultosos, contribuindo para intensificar a estagnação econômica e o nível de pobreza do semiárido norte-riograndense e, consequentemente, os desequilíbrios inter-regionais e intra-regionais”.

Essa é definição que traz o Decreto Estadual nº 22.637, numa leitura do panorama atual do Estado do Rio Grande do Norte. Hoje o Estado possui 139 municípios que se encontram em situação de emergência. No entanto, alguns desses municípios, mesmo em situação crítica, vêm empregando verbas públicas na contratação de bandas e realização de festas em geral.

Na intenção de prevenir que a situação nesses municípios se agrave e para garantir que o máximo dos recursos públicos sejam destinados prioritariamente para a minimização dos efeitos da estiagem, o Ministério Público do RN, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Eleitoral e o Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas expediram hoje, 01, uma Recomendação Conjunta para que os Prefeitos desses municípios se abstenham de “realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de ‘buffets’ e montagens de estruturas para eventos”.

No documento as quatro instituições destacam, ainda, uma outra preocupação: “a prática e a experiência demonstram que a realização de festas e eventos em ano eleitoral costumeiramente é desvirtuada, passando a ser utilizada com fins eleitoreiros”.  E ressaltam que nos casos de verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou do Ministério do Turismo, com destinação específica vinculada à realização de festas ou eventos culturais, não se aplicam as orientações contidas na Recomendação.

O Decreto da Governadora do Estado, de 11 de abril de 2012, declarou a situação de emergência nos 139 municípios afetados por Desastres Naturais Relacionados com a Intensa Redução das Precipitações Hídricas em decorrência da Estiagem, pelo prazo de 90 dias, prorrogável por igual período.


A nota divulgada no inicio da tarde de hoje pode ser visualizada no próprio site do Ministério, através do link: http://www.mp.rn.gov.br/controle/file/Recomendacao_conjunta_seca.pdf

É amanhã galera, 1º Festa do Sinal da Paixão Junina


A Organização da Quadrilha Paixão Junina está novamente promovendo festa no Mercado Público de Riacho da Cruz, dessa vez o tema é A Festa do Sinal. O Pancadão Dance Music & DJ Bola começarão a animar a noite a partir das 22hs, além da novidade no tema da festa, a organização lança também uma promoção, mulher entra grátis até as 22:30.
Os outros eventos no qual a Quadrilha Paixão Junina organizou foram um sucesso, e esse não será diferente. Junte sua turma e venha.




Foto: http://jaldesmar-costa.blogspot.com.br/

Tradicional Coroação de Nossa Senhora

Mais do que um simples ato religioso, uma tradição que a comunidade católica do nosso município mantém viva, é a Coroação de Nossa Senhora no dia 31 de Maio. O ato além de simbolizar o respeito dos cristãos pela Mãe de Jesus Cristo, finaliza o mês que é dedicado a ela e a todas as Mães. Com muitas emoções a Coroação de Nossa Senhora em Riacho da Cruz foi na noite de ontem, 31 de Maio. Vejas as fotos do lindo evento, e logo abaixo o link para todas as fotos postada no álbum do Blog:





Para ver todas as fotos Clique Aqui

Fotos: Socorro Oliveira

Cancelamento das Festividades Juninas - Part. 02

No começa da tarde de hoje, na 1ª edição do telejornal "RN TV" transmitido pela InterTV Cabugi, foi mostrada a situação de alguns municipios que cancelaram as festividades juninas por causa da seca, a materia completa você pode acompanhar pelo site: http://in360.globo.com/rn/noticias.php?id=10544 .

"Em 2012 não haverá festa junina em 13 municípios da região oeste do estado. A decisão foi tomada durante uma reunião esta semana entre os membros da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte - a Amorn. O motivo do cancelamento é a seca que vem prejudicando a situação financeira dos municípios da região."

quinta-feira, 31 de maio de 2012

II Fórum Comunitário de Riacho da Cruz

   Nessa quinta-feira, dia 31 de maio, na ADEGA Balneário, representantes de vários segmentos do Município de Riacho da Cruz se reuniram para o II Fórum Comunitário da Cidade. Marcada por várias apresentações culturais de grupos criados para desenvolvimento dos temas de participação social, o Evento teve grande participação popular, tanto de cidadãos como das autoridades, o Prefeito Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, em sua fala, citou a grande importância do Selo UNICEF, disse que "só em o município esta se inscrevendo para concorrer ao Selo UNICEF, significa que o mesmo tem o que mostrar, e para Riacho da Cruz, vencedor das duas edições que já ocorreram no estado, é mais uma meta, ganhar pela terceira vez o Selo UNICEF Município Aprovado"
     O Fórum teve como principal objetivo avaliar os trabalhos que estão sendo feitos desde a sua inscrição em 2009. Durante as apresentações do Presidente do COMDICA, José Lazaro Melo, foram mostrados os diversos projetos realizados, desde 2010 até agora, o destaque ficou para o grupo BATULATA formado por crianças e adolescente da rede municipal de educação. Coordenados pela Professora Izaete Paiva, o grupo criou instrumentos musicais a partir de tambores e latas que seriam descartados no lixo, "além do senso de responsabilidade com o meio ambiente, é incentivado também o resgate da cultura afro-brasileira, além do Batulata, o grupo se apresenta com a Dança de São Gonçalo, embora na nossa comunidade não tenhamos nenhum quilombo, mas temos muitos descendentes, é só parar e ver um pouco da história de Riacho da Cruz que percebemos isso".
      Logo após o Fórum, a Mediadora do Selo UNICEF dirigiu-se até a sede do Conselho Tutelar, para reunir-se lá com os conselheiros, tanto do COMDICA quanto do Conselho Tutelar. Os trabalhos só terminaram no final da tarde. Veja fotos do Evento:








Para ver cobertura fotográfica completa Clique Aqui!


Fonte: Halyson Amorim
Fotos: Socorro Oliveira

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Riacho da Cruz em Busca do Selo UNICEF 2009-2012

O II Fórum Comunitário do Município de Riacho da Cruz será realizado nesse último dia do mês de maio. Realizado a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e demais Conselhos Municipais, dentre eles o COMDICA, o II Fórum, quer será na ADEGA Balneário, é o momento dos diferentes segmentos da comunidade se reunirem para analisar quanto o município melhorou em relação ao diagnóstico inicial apresentado no I Fórum, o que funcionou ou o que não funcionou e como melhorar o trabalho futuro.
Breve postaremos maiores detalhes e fotos do evento.


Obs.: Parte do texto retirado do Guia II Fórum Semiárido, disponível no site do Selo UNICEF.

Festividades Juninas Canceladas na Região Oeste do RN

Prefeitos da Região Oeste do RN cancelam festividades juninas. Veja a nota enviada via Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz.



PREFEITOS DA REGIÃO OESTE CANCELAM FESTIVIDADES DEVIDO À SECA

Em reunião conduzida pela Associação dos Municípios do  Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN, nesta terça- feira, 29, na sede do SEBRAE de Pau dos Ferros os prefeitos da região Oeste presentes decidiram não realizar as tradicionais festas juninas em seus municípios.

A decisão foi tomada em conjunto pelos prefeitos que decretaram Estado de Emergência em seus municípios em virtude da seca que assola a região.   

Segundo Marcos Aurélio de Paiva, prefeito de Riacho da Cruz e presidente da AMORN, além do grave problema da estiagem, a situação agravou-se pela complicada situação financeira pela qual passa os municípios com a constante oscilação nos repasses dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que impede a realização das festas concomitante com as ações a serem desenvolvidas junto às famílias afetadas pela seca.  

Para a tomada da decisão por partes dos prefeitos também foi levado em consideração às orientações do Procurador Chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCE/RN, Thiago Guterres no seminário de Gestão Pública promovida pela FEMURN e do Procurador do Ministério Público Federal Ronaldo Pinheiro em entrevista a impressa onde alertaram os municípios que decretaram Estado de Emergência para a não realização de suas de festas tradicionais nesse período de estiagem, podendo os mesmos sofrer penalidades legais junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas e acatando também a recomendação da FEMURN para não realização dos eventos festivos nesse período de estiagem. 


Veja abaixo as prefeituras que cancelaram suas festividades:

1.      Coronel João pessoa
2.       Francisco Dantas
3.       Frutuoso Gomes
4.       Itaú
5.       Martins
6.       Messias Targino
7.       Paraná
8.       Pilões
9.       Portalegre
10.   Riacho da Cruz
11.   Rodolfo Fernandes
12.   Severiano Melo
13.   Venha ver



terça-feira, 29 de maio de 2012

Capacitação Para Gerenciador de Ambiente Laboratorial

O Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, ou simplesmente GAL, é um software que tem como objetivo informatizar o sistema nacional de laboratórios de saúde pública das redes nacionais de laboratórios de vigilâncias Epidemiológicas e Vigilância em Saúde Ambiental, proporcionando o gerenciamento das rotinas, acompanhamento das etapas para realização dos exames e relatórios epidemiológicos nas redes estaduais de laboratórios de saúde públicas. Além de enviar resultados dos exames laboratoriais de casos suspeitos ou confirmados das Doenças de Notificação Compulsória (DNC) ao Sistema de Informativo de Agravos de Notificação (SINAN), o GAL auxilia nas tomadas de decisões epidemiológicas e gerenciais dos laboratórios de saúde.
Sistema de tal importância está em fase de implantação, e desde o ano passando vem acontecendo testes e capacitações em todo o estado. A próxima capacitação ocorrerá durante a manhã dessa quarta-feira (30/05), no Auditório da VI URSAP na cidade de Pau dos Ferros. Além da presença dos técnicos municipais de Riacho da Cruz, a Secretária Municipal de Saúde de Riacho da Cruz, Maria do Rêgo Neta, também estará presente no evento.


Final de tarde com chuva fraca

A tarde de hoje termina com uma chuvinha que, embora pareça fraquinha, mas dá esperanças ao agricultor do nosso Município e Região, além de que ameniza o clima, pois o calor castiga a todos. Vejas as fotos tiradas a pouco tempo.




Foto: Halyson Messias

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Minha Casa Minha Vida em Riacho da Cruz - Part. 01

A tarde desta Sexta-Feira (25/05)  foi bastante emocionante para muitos cidadãos riachocruzenses, estes que foram beneficiados pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida, que construiu novas residências para famílias inscritas no Programa Habitacional Municipal .
A Secretária Municipal de Assistência Social Ciena Maria, na companhia do Secretário de Obras, Deomar Paiva, fizeram o sorteio das 20 Casas, o próximo passo agora é aguardar o termino da infraestrutura, como colocação de energia e abastecimento de água nas novas residencias.


A instalação de postes de energia, juntamente com a instalação de abastecimento de água já foram solicitadas nos órgãos competentes e dado inicio as obras no local. Estamos aguardando os termos de recebimento habitacional, que se encontram no órgão do agente financiador (BANCO PAULISTA), para que seja realizada a entrega oficial das unidades habitacionais, essa ação de sorteio é para cada beneficiário saber a localização da sua casa, e sejam iniciadas as obras de infraestrutura. (Informações dos Secretários Ciena Maria e Deomar Paiva).


Veja cobertura fotográfica do evento:



































1ª Festa do Sinal da Quadrilha Paixão Junina

A equipe organizadora da Quadrilha Paixão Junina esta mais uma vez organizando uma festa no Marcado Público Municipal de Riacho da Cruz, no dia 02 de Junho a Discoteca Pancadão Dance Music & Dj Bola animarão a noite. Começando a partir das 22hs, os ingressos podem ser adquiridos com os organizadores, e ainda tem promoção, mulher não paga entrada até as 22:30.




Foto: http://jaldesmar-costa.blogspot.com.br/