quinta-feira, 7 de junho de 2012

6ª URSAP Prepara Plano de Ação Regional para ser incluído na Rede Cegonha

As diretorias regionais de saúde estão desenvolvendo plano de trabalho que habilitarão os municípios potiguares ao programa nacional de Rede Cegonha. O programa oferta atenção integral à saúde da mulher e da criança. O novo modelo de assistência materno-infantil tem foco no parto, nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses. 


Na 6ª Região de Saúde, que é composta por 36 municípios, os gestores e técnicos estiveram reunidos durante dois dias (05 e 06),na sede da VI Ursap, em Pau dos Ferros, no intuito de consolidar as matrizes diagnósticas locais num plano de ação padronizado e suas diretrizes para todo o Alto Oeste.

A determinação da governadora, Rosalba Ciarlini, é que as unidades regionais organizem a rede de atenção à saúde materna e infantil no Estado de modo que sejam garantidos acesso, acolhimento e resolutividade. Com isso, espera-se redução nos índices de mortalidade materna e infantil no Rio Grande do Norte.

Num primeiro momento, a 6ª Região de Saúde não havia sido contemplada para os componentes Parto e Nascimento, estando habilitada somente para Pré-natal e Puerpério. Até então, o Ministério da Saúde tinha optado, apenas, pela região metropolitana, que abrange os municípios de Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Natal, Parnamirim e Macaíba.

Visando melhorar a logística na atenção e expandir o atendimento aos lugares mais longínquos da capital potiguar, o Governo Federal priorizou mais duas regiões, a 2ª Região-Mossoró e a 6ª Região de Saúde-Pau dos Ferros para realizar os investimentos, objetivando garantir a estruturação da rede e aumentando, consequentemente, a resolutividade na atenção à mulher e à criança, que ainda é bastante precária nessas regiões potiguares.

A oficina foi coordenada pelo Grupo Condutor Regional composto por Vicente de Paula Fernandes (VI URSAP), Paulo Barnardino (VI URSAP), Coeli Regina (Riacho de Santana), Tereza Mesquita (Pau dos Ferros), Clédina Andrade (Dr. Severiano), Lucivania  de Lima Maia (Encanto).

Após o fechamento do Plano de Ação, este será encaminhado ao Ministério da Saúde para receber certificação.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar, às mulheres, o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e às crianças o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.













Fonte: blogdocapote.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário